Análise de concorrência: os 3 passos para você sair na frente!

Análise de Concorrência: os 3 passos para você sair na frente!

Análise de Concorrência: os 3 passos definitivos para você sair na frente!

Tão importante quanto conhecer bem o seu negócio é saber como a sua concorrência atua.

No Brasil, grande parte dos empresários conhecem bem as suas empresas, mas não tem conhecimento acerca do mundo de negócios como um todo, e isso pode comprometer a sobrevivência da empresa no mercado.

Se você conhece o seu inimigo tão bem como a si mesmo, você não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não conhece o seu inimigo, para cada vitória conseguida você sofrerá uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, você sucumbira em todas as batalhas.” (Sun Tzu; 1981 apud Hooley, Saunders; 1996).

É importante conhecer as forças e fraquezas dos seus concorrentes para estimar suas ações futuras e construir uma vantagem competitiva diante deles. Essas e outras informações são possíveis de se obter através de uma Pesquisa de Mercado.

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Mas o que é, de fato, uma Análise de Concorrência?

A Análise de concorrência é uma perspectiva da pesquisa de mercado que consiste em coletar dados relevantes dos seus concorrentes, de maneira que você possa acompanhar, analisar e comparar seus resultados.

Muitos empresários acham que analisar o concorrente pode ser uma perda de tempo, espionagem ou sinal de fraqueza, pois seu único foco deve ser seu próprio negócio. Porém, há uma diferença enorme entre atividades como espionagem e Análise de Concorrência.

A Análise de Concorrência, quando feita de maneira correta, só traz benefícios para o seu negócio, pois você poderá identificar por que alguns clientes escolhem a concorrência, definir como você pode se diferenciar e ganhar vantagem competitiva diante dele, além de enxergar possibilidades de melhorar o seu negócio.

A análise é um processo contínuo, envolvendo as principais questões a identificação dos pontos que te diferenciam da concorrência, como por exemplo:

  • Localização
  • Preço
  • Comunicação
  • Especialização
  • Produtos ou serviços com qualidade superior
  • Atendimento personalizado.
  • Identificação das necessidades dos clientes que não vêm sendo atendidas pelos concorrentes.

3 passos para executar uma análise de concorrentes efetiva:

1º passo: Identifique seus Concorrentes

Toda empresa tem concorrentes, por isso, defina quais são as principais empresas similares ao seu negócio e que podem estar competindo diretamente com você.

“A faixa de concorrente real e potencial de uma empresa é na verdade bem mais ampla. Uma empresa está mais propensa a ser atingida por novos concorrentes e novas tecnologias do que por concorrentes já existentes.” – Kotler.

É importante mapear não somente os concorrentes diretos, mas os indiretos e produtos/serviços substitutos, que são alternativas diferentes em relação ao seu produto.

A concorrência direta é composta pelos bens que possuem uma mesma faixa de preço, demanda semelhante e público-alvo similar. A Coca-Cola e a Pepsi, são bons exemplos de concorrentes diretos. Já os bens substitutos e/ou inferiores, são bens que, a depender de fatores como a demanda e o preço, podem concorrer com o seu produto ou serviço. Um bem substituto para o caso da Coca Cola e a Pepsi pode ser a água ou sucos prontos.

 

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2º passo: levante todas as informações relevantes sobre eles

Após a definição das empresas que você vai analisar, chega a parte principal do processo: a coleta de todas as informações relevantes dos concorrentes.

Lembre-se: o que você quer saber do concorrente depende da sua necessidade, mas em qualquer situação, é importante que se faça um mapeamento dos pontos fortes e fracos deles.

Para fazer uma boa análise é indicado que se faça o uso de algumas ferramentas e estratégias, isso o auxiliará a não perder o foco nesse processo.

Por isso, vamos listar as que consideramos principais você saber, lembrando que uma estratégia complementa a outra, ou seja, podem ser usadas em paralelo para captar ainda mais informação:

  • Cliente oculto

O método de pesquisa do Cliente Oculto consiste em se passar como cliente de uma determinada empresa a fim de descobrir informações que não estão em meios mais práticos (como a internet) e analisar a qualidade dos serviços de uma forma mais fidedigna.

O que deve ser considerado, quando adotada a pesquisa por cliente oculto depende do seu foco e da empresa que está sendo avaliada, mas normalmente são levantados pontos como: preço, atendimento, facilidades do local, poder de barganha e qualidade.

Esse método é fundamental para quem tem uma quantidade relativamente pequena de empresas a serem avaliadas, devido a burocracia desse processo, já que ele requer bastante cuidado, locomoção e tempo.

  • Análise Digital 

A análise de como a concorrência realiza sua comunicação através do marketing digital  é uma das partes mais importantes da análise de concorrentes, afinal, o meio digital é algo que vem crescendo muito e, provavelmente, é onde todos os seus concorrentes estão presentes.

Graças às ferramentas que temos hoje em dia na internet, é possível fazer essa análise de maneira minuciosa sem que a empresa avaliada saiba que está sendo.

O que deve ser avaliado?

  • Presença nas redes sociais: observe se há uma tendência na escolha das redes em que a concorrência se faz presente.
  • Estratégias adotadas nas redes sociais: veja a frequência com que postam, qual o nível de interação com o público, quantas curtidas, comentários e compartilhamentos têm em cada publicação.

SocialBakers: Essa ferramenta permite a análise e mensuração de dados em redes sociais, tais como, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Google+.

Outra ferramenta indicada para facilitar o processo é a SimilarWeb, que é uma das principais ferramentas de análise da concorrência utilizada para estudar um site, aplicativo ou uma plataforma. As melhores marcas a usam porque ela é versátil e fornece uma percepção precisa de qualquer site escolhido.

Similar Web - Análise de Concorrência

Na foto acima, foi feita uma análise através do site SimilarWeb entre os websites das marcas de refrigerante Coca-Cola e Pepsi. Através da análise é possível comparar o total de visitas, o tempo médio de duração das visitas no site, a média de quantas páginas são visitadas por cada visita e a taxa de rejeição.

 

3º passo: Analise seus Concorrentes

Agora, você já tem todas as informações necessárias, e com certeza deve ter observado alguma tendência ou até mesmo ter feito alguma espécie de análise durante o processo de coleta de informações, mas para poder deixar algo documentado e definir suas estratégias, é preciso cruzar todos os dados que você obteve até agora.

Para te ajudar nesse processo é indicada a Análise SWOT, que é uma ferramenta segmentada em 4 partes (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Por oferecer uma análise do cenário interno e externo, compilando tudo em uma matriz e facilitando a visualização das informações, é bastante aplicada no planejamento estratégico.

Análise SWOT FCAP JR. Consultoria

Depois de concluída, a análise da concorrência irá te proporcionar uma visão ampla do mercado, com conhecimento de tendências e melhores práticas entre seus concorrentes. Com isso, você poderá adotar práticas e estratégias que irão destacar sua empresa no mercado, e assim, atingir resultados ainda mais expressivos.

A Análise de Concorrência é uma ferramenta fundamental para obter Vantagem Competitiva no seu mercado. Sabendo da dificuldades que os empreendedores têm em achar ferramentas boas e aplicáveis, levantamos as 12 ferramentas Indispensáveis para impulsionar os resultados de qualquer empresa. Para baixar, é só clicar aqui.

 

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Giovana Brito
Analista de Marketing



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