Análise S.W.O.T.: O Guia para tomada de decisões

S.W.O.T: O guia para tomadas de decisão

S.W.O.T.: O guia para tomadas de decisão

E se houvesse um jeito de mitigar as fraquezas da sua empresa, prever ameaças e descobrir oportunidades que irão te destacar dos seus concorrentes? Através da Análise S.W.O.T você conseguirá analisar o ambiente ao seu redor e traçar os melhores planos de ação para aumentar seus resultados.

A Análise S.W.O.T, também conhecida como Análise F.O.F.A, se trata de um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em que se encontra, sendo uma ferramenta essencial no embasamento do empreendedor para tomadas de decisões. A partir da análise do ambiente em questão, ela oferece insumos sobre o mercado e sobre sua organização.

Esses insumos são gerados a partir do cruzamentos dos dados feitos pela Análise S.W.O.T., que serão explicados mais adiante, e podem ser utilizados para elaborar o planejamento estratégico da empresa e plano de marketing, por exemplo, pois, a partir deles, você poderá ver pontos importantes antes não vistos.

Porém, essa ferramenta não serve apenas para elaborar planejamentos estratégicos e ver seu posicionamento no mercado, mas também para a elaboração de novos projetos.

Em sua essência, ela mede as forças (Stregths) e as fraquezas (Weakenesses) internas da sua empresa, como também as oportunidades (Opportunities) e as ameaças (Threats) externas à sua empresa.

Através dessa ferramenta você vai aprofundar o conhecimento a respeito da sua organização e ter uma análise do contexto externo em que seu negócio está inserido, obtendo um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam sua empresa se diferenciar das demais, através de uma análise do contexto interno da sua empresa.

SWOT

Como citado anteriormente, a Análise S.W.O.T. mede as forças (Stregths), as fraquezas (Weakenesses), as oportunidades (Opportunities) e as ameaças (Threats), e para obter um guia que de fato forneça insumos para você, é importante que entenda o conceito de cada ponto citado.

As forças são os elementos internos, com potencial, que a sua empresa possui para conseguir alavancar os resultados que você almeja. São as vantagens que a sua empresa tem sobre suas concorrentes. Ex: Bom relacionamento com os fornecedores.

O principal objetivo de se analisar as forças da sua empresa é saber  a competitividade que elas podem trazer para o seu negócio. Quanto mais forças forem identificadas, mais relevantes elas serão para tomadas de decisão.

Algumas perguntas que você pode se fazer para identificar as forças da sua empresa são:

        • Quais são minhas melhores atividades?
        • Quais são meus melhores recursos?
        • O que eu tenho que minhas concorrentes não possuem?
        • Qual o nível de engajamento dos clientes?

As fraquezas são os elementos internos que atrapalham o seu negócio, impedindo-o de conseguir alcançar seu objetivo. É importante ressaltar que nesta etapa é fundamental haver sinceridade, para então poder traçar os melhores planos de ação para mitigá-las. Ex: Baixa conversão de vendas.

Algumas perguntas que você pode fazer para identificar as fraquezas da sua empresa são:

        • Por quê meu cliente escolheu a concorrência?
        • Quais os gaps que existem nos meus processos?
        • O que posso evitar de equivocado na empresa?

As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e que se pode usar ao seu favor para alcançar os resultados desejados. São as tendências, processos culturais, variações no mercado, na economia. Nelas são encontrados gaps que podem ser preenchidos ou podem alavancar ainda mais o negócio. Ex: Produto diferenciado no mercado.

Algumas perguntas que você pode fazer para identificar as oportunidades da sua empresa são:

  • Onde os concorrentes falham?
  • Há alguma inovação tecnológica eminente? Se sim, quais? Como pode ser aplicada na sua empresa?
  • Como e em que agregar valor para criar demanda?
  • Quais são as tendências que podem ser percebidas entre os concorrentes e no mercado? Como se diferenciar delas?

As ameaças são as situações externas à empresa que podem acontecer e que impedirá os bons resultados da empresa, impedindo-a de alcançar seu objetivo. Alguns exemplos de ameaças para sua empresa são:

        • Novos concorrentes
        • Perda de trabalhadores fundamentais
        • Mudança de leis e parâmetros regulamentadores
        • Pirataria de seus produtos

Para poder realizar o cruzamento da S.W.O.T. e, a partir disso, definir os planos de ação, é necessário estar com a Análise bem estruturada. Neste cruzamento, será analisado a influência que as forças e fraquezas possuem sobre as oportunidades e as ameaças. A partir disso, podem ser traçadas quatro estratégias:

        • 1. Estratégia Ofensiva: Pontos Fortes x Oportunidades (SO)
        • 2. Estratégia de Confronto: Pontos Fortes x Ameaças (ST)
        • 3. Estratégia de Reforço: Pontos Fracos x Oportunidades (WO)
        • 4. Estratégia de Defesa : Pontos Fracos x Ameaças (WT)

A Estratégia Ofensiva é empregada no cenário mais otimista da sua empresa. Ela ocorre quando você utiliza uma força para ajudar na probabilidade de uma oportunidade acontecer, potencializando-a. Consiste em uma estratégia que visa o crescimento e desenvolvimento dos pontos positivos da sua empresa.

Realizando o cruzamento de uma força que influencia diretamente em uma oportunidade, você vai elaborar a melhor estratégia ofensiva para aumentar as chances dessa oportunidade acontecer em sua empresa.

Na Estratégia de Confronto, você vai utilizar o seu ponto forte para diminuir a probabilidade de uma ameaça identificada acontecer na sua empresa. Se trata de uma estratégia que tende a causar um conforto a sua empresa, a partir do momento que você diminui a força de uma ameaça externa à ela.

Mais uma vez é importante realçar que é a partir desse cruzamento que você vai diminuir as chances de uma ameaça ocorrer na sua empresa, então vale analisá-la cuidadosamente. Nessa parte, você vai desenvolver estratégias que estejam de acordo com o seu negócio.

Já a Estratégia de Reforço serve para você pensar em como o ponto fraco da sua empresa pode impedir, ou diminuir, a chance da sua oportunidade de acontecer. O principal objetivo dessa estratégia é diminuir as fraquezas da sua empresa a fim de que não atrapalhem o seu ambiente externo.

E por fim, a Estratégia de Defesa, onde sua empresa se encontra no cenário mais crítico e pessimista. Tem como finalidade minimizar perdas e impactos negativos que as fraquezas e ameaças podem causar na sua empresa, ponderando como diminuir as chances de uma fraqueza tornar realidade uma ameaça.

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Fazer a Análise S.W.O.T. pode ser exatamente o necessário para o Empreendedor que precisa tomar decisões estratégicas embasadas a cerca de seu negócio! A FCAP JR. Consultoria possui esse serviço em seu portfólio. Caso queira saber mais, entre em contato conosco! Estamos 100% disponíveis para te ajudar. 

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