Descrição de Cargos - Saiba as suas principais Funções

Descrição de Cargos e suas principais vantagens

Descrição de Cargos e suas principais vantagens

 

“As pessoas são o maior patrimônio das organizações” – Waldez Ludwig.

Toda empresa necessita de um direcionamento e organização das descrições de cargos que a competem. Afinal, como citado por Ludwig, as pessoas são o maior patrimônio das organizações e se os colaboradores não souberem quais são suas atribuições, o que a empresa espera do mesmo e até onde pode crescer na organização profissionalmente, seu potencial pode não ser explorado tanto quanto deveria ser.

É possível observar a importância que a descrição de cargos tem para uma empresa, pois é necessário implantar e manter uma estrutura que contemple todas as funções que são exercidas diariamente por todos os colaboradores que compõem a empresa, independente dos seus setores.

A Descrição de Cargos vai estabelecer um norte, de modo a fazer com que os colaboradores fiquem mais atentos às funções que a empresa está atribuindo a cada cargo, da mesma forma a fazer com que a organização esteja atenta às funções que podem ser cobrada de seus colaboradores.

“A Descrição de Cargos precisa acompanhar o avanço tecnológico, as mudanças de mercado, a política econômica, como também participar das decisões maiores da organização quando do planejamento orçamentário anual. Precisa conhecer as metas e objetivos da empresa para melhor se adequar e se encaixar nas práticas e políticas gerais da organização.” (Carvalho e Nascimento, 1998, pág 18).

 

Mas, o que é Descrição de Cargos?

A Descrição de Cargos nada mais é do que o processo que descreve o conjunto de tarefas, atribuições e funções realizadas pelo colaborador em determinado cargo. Seria representar por escrito o que se realiza no dia-a-dia.

descricao-de-cargos-exemplo

 

Como por exemplo, na foto abaixo, é feita a descrição do cargo de Chefe de Produção de uma determinada empresa. Na descrição, são abordados fatores como: missão, atividades, formação e experiências, que podem ser considerados como forma de requisitos do cargo.

 

 

“Descrever um cargo é atender à premissa do equilíbrio interno e externo; servir como instrumento das oportunidades de trabalho e desenvolvimento na empresa; servir como base de um plano de carreiras e de outros subsistemas de recursos humanos, como treinamento e desenvolvimento, planejamento, recrutamento e seleção; provocar nas pessoas motivação e estímulo para melhorar suas qualificações profissionais”. Pontes (2010, p. 36)

 

Por quê fazer uma Descrição de Cargos?

A Descrição de Cargos é considerada como uma das etapas mais importantes das políticas de Gestão de Pessoas, uma vez que ela possibilita a empresa de ter condições de verificar o perfil ideal do ocupante do cargo, estabelecer um planejamento de desenvolvimento e avaliação de desempenho dos funcionários, e permitir que seja estabelecida uma política salarial adequada.

Além disso, ela também serve de guia para os funcionários poderem desempenhar suas atividades com clareza e pode direcionar:

Treinamentos: que sejam desenvolvidos com base na avaliação das necessidades e nas especificações analisadas por meio da descrição. Como por exemplo, caso haja uma necessidade da empresa oferecer treinamento de Excel para cargos que tenham como requisito um maior domínio dessa ferramenta.  

Programas de Seleção de Pessoal por Competências: poderão utilizar a descrição como base para a definição de seus critérios.

Gestão do desenvolvimento: a descrição auxilia na elaboração de um plano de desenvolvimento individual, possibilitando assim, que os colaboradores consigam enxergar e estabelecer metas do seu desenvolvimento dentro da empresa.

Plano de Promoções: que sejam efetuadas tendo como referência o perfil de cada cargo.

Gestão de Cargos e Salários: fornece os instrumentos para a elaboração de um plano de cargos e salários, através das atividades desempenhadas por cada cargo e do tempo necessário para desempenhá-las, se tem um maior domínio para elaborar um plano de cargos e salários.

Recrutamento e seleção de pessoas: auxilia no processo de recrutamento e seleção permitindo ao recrutador entender o cargo e seus requisitos para captar profissionais no mercado.

Existem ainda algumas situações que demandam a Descrição de Cargos, tais como:

Diagnóstico organizacional; através de uma melhor compreensão dos objetivos de cada tarefa, das relações de um cargo com outro, e das operações envolvendo o espaço de trabalho. Além disso permite verificar as responsabilidades impostas ao ocupante do cargo e as condições ambientais onde são desenvolvidos os trabalhos.

Reestruturação de funções; através de uma análise dos requisitos necessários identificados para o cargo e de uma análise do perfil do colaborador que ocupa esse cargo.

Problemas de atração e de retenção de pessoas; através de uma política organizacional muito mais estruturada, com os cargos e atividades que devem ser desempenhadas por cada indivíduo.

Portanto, podemos afirmar concluir que o processo de descrição de cargos não deve ser entendido como um processo estático ou um processo que uma vez terminado pode-se esquecer o assunto. Muito pelo contrário, ele é um processo dinâmico que acompanha a própria dinâmica das mudanças da empresa e dos cargos.

E como nós, da FCAP JR. Consultoria, podemos ajudá-lo a fazer a Descrição de Cargos da sua empresa?

Nós montamos uma descrição estruturada e bem planejada, e fazemos isso através de uma moderna metodologia de coleta de informações, criando descrições personalizadas e baseadas na arquitetura dos cargos da empresa.

Para saber mais, entre em contato conosco através deste link.

 

Untitled design

Giovana Brito

Analista de Marketing

 

 



2 Comentários

  • Gabriel Coutrin

    Giovana, boa tarde.
    Tudo bem?
    Parabéns pelo artigo, mas ainda estou com uma dúvida.

    Quais os cargos que necessitam de descrição de cargo?
    Todos os níveis, desde o diretor até a faxineiro?
    Caso seja necessário uma nova função que não há na empresa, devo criar a Descrição de Cargo antes de abrir a seleção?

    Obrigado.
    Gabriel Coutrin

    • Olá, Gabriel! Muito obrigada pela atenção e contribuição.

      Sim, é interessante criar uma descrição de cargo antes de abrir a seleção, até para que esta sirva como um norte na hora de escolher o melhor candidato.

      Em relação a quantidade de cargos que necessitam a descrição, é bom que todos possuam para que haja um alinhamento de expectativa com todos os cargos do que é esperado para o mesmo.

      Qualquer dúvida a mais, basta entrar em contato através do e-mail: contato@fcapjr.com.br.

      Giovana Brito.

Deixe uma resposta