Sobre – FCAPJR. Consultoria

Sobre

Desde 1989, a FCAP JR. Consultoria realiza projetos de consultoria em gestão a fim de solucionar os problemas dos clientes e impulsionar os resultados dos mesmos.

Possuímos um vasto portfólio de serviços que abrange áreas como Novos Negócios, Recursos Humanos, Pesquisa de Mercado, Gestão Financeira, Marketing e Vendas e  Gestão Estratégia e Processos. Atendemos às diferentes demandas do mercado e nos adaptamos à todos os tipos de clientes, sejam eles Pessoas físicas, Pessoas Jurídicas ou Organizações do terceiro setor (ONGs, Sindicatos e Associações).

Nossas consultorias são realizadas em formato de Projeto, isto é, um conjunto de atividades e processos realizados por determinado tempo para atingir objetivos específicos. Nossa metodologia de gerenciamento e execução é baseada no PMBOK  (Project Management Book of Knowledge), desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute), referência mundial em gerenciamento de projetos e usado pelas maiores consultorias do mundo. O outro método que usamos é o Scrum, metodologia  ágil de planejamento e gerenciamento de projetos.

DINÂMICA DE TRABALHO

Reunião de diagnóstico
Elaboração da proposta
Apresentação da proposta
Assinar Contrato
Resultados Impulsionados

EXPERIÊNCIA

Parceiros

Deloitte

Considerada uma das 4 maiores consultorias do mundo, a Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria, Consultoria Tributária, Corporate Finance e Outsourcing para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global escritórios em mais de 150 países, a Deloitte possui hoje cerca de 244.000 profissionais de alto nível.

Walk Abroad

A Walk Abroad é uma agência de intercâmbio consolidada em Recife, com enorme variedade de produtos, voltados ao crescimento do ser humano através da busca pelo conhecimento, com referenciais de qualidade no atendimento e cuidados personalizados com o cliente, que já a levaram, nos seus primeiros anos de vida, a conquistar prêmios brasileiros.

Amcham Brasil

Fundada em 1919, a Amcham-Brasil se tornou a maior Câmara Americana entre as 104 existentes em diversos países; a maior fora dos EUA, com cerca de 5 mil associados e presente em 14 cidades. Suas atividades atraem cerca de 150 mil executivos, tornando a Amcham um polo de troca de informações e aprimoramento nas melhores práticas empresariais, nas diversas regiões que atua.

Gráfica ArtFast

Gráfica referência e reconhecida por sua qualidade na Capital Pernambucana.

Geo Maps

Consultoria em geografia. A expertise da GeoMaps em cartografia agrega bastante valor a assertividade de nossas pesquisas de Mercado.

Murta Consultoria

Consultoria de gestão em saúde que opera na busca de soluções às necessidades de seus clientes. Com uma visão moderna entende que deve ter como base para sua operação a rapidez, assertividade e custo atraente.

Mindminers

Empresa de tecnologia referência no País especializada em soluções digitais de pesquisa. Possui plataformas exclusivas e a curadoria de uma equipe experiente. A nossa parceira conta com o o MeSeems, uma rede social de compartilhamento de opiniões e experiências. São mais de 400 mil usuários cadastrados e prontos para responder pesquisas sobre qualquer marca, serviço ou produto.

Reconhecimentos

Pela segunda vez (2009 e 2011), a FCAP JR. Consultoria foi reconhecida pelo
Prêmio da Qualidade e Gestão de Pernambuco.
Em 2015 a FCAP JR. Consultoria foi reconhecida como a segunda melhor empresa Júnior no País, dentre as mais de 500 existentes.
Em 2017, a FCAP JR. Consultoria recebeu o prêmio de inovação em Projetos de Consultoria pelo Banco do Nordeste.

Dúvidas frequentes

O valor total do projeto poderá ser parcelado até a data de término do projeto. O pagamento pode ser feito através de boleto, transferência, à vista ou no cartão. A depender do valor do projeto, o mesmo pode ser dividido em até 12x no cartão.

A equipe do projeto é composta por 6 principais agentes. Nos quais, o Gerente, Consultor e Analista comercial têm contato direto com os clientes e o Professor Orientador, Assessor do Projeto e Tutor do projeto tem uma função consultiva interna. São as principais atribuições de cada integrante da Equipe:

Gerente de Projetos: É o profissional responsável por coletar as necessidades dos clientes, definir, planejar e gerenciar as atividades do projeto, auxiliar o consultor na execução das atividades e coordenar a equipe como um todo.

Consultor de Projetos: O Consultor é responsável por executar todas as atividades do projeto. Dos membros da equipe, ele é o que tem o maior contato com o cliente. Geralmente, existe um consultor por projeto mas, dependendo do escopo do mesmo, podem haver mais.

Gerente de Negócios: É o responsável por conduzir a negociação e manter o relacionamento com o cliente. É o Analista Comercial que busca levar “a voz do cliente” para o projeto.

Assessor do Projeto: Assim como o Gerente, Analista e Consultor, o Assessor do Projeto também é um membro da FCAP JR. Consultoria. Sua principal função é garantir a qualidade do projeto a partir da verificação das metodologias, fornecimento de materiais de estudo e ferramentas para o consultor além de apurar os resultados e metas do projeto

Tutor do Projeto: O tutor do Projeto, juntamente com o Professor Orientador, visa fornecer boas práticas, ferramentas e materiais de estudo para o Consultor. Geralmente, o Tutor do Projeto é um membro da FCAP JR. Consultoria que detém técnicas e conhecimentos específicos da Área de atuação do projeto. Ele também pode ser um Ex-membro que esteja atuando no mercado especificamente na área de atuação do Projeto.

Professor Orientador: Geralmente, os Projetos da FCAP JR. Consultoria possuem orientações específicas de Professores da Faculdade de Ciências Administrativas de Pernambuco, instituição na qual estamos inseridos. Essas orientações se dão de maneira totalmente consultiva, isto é, os professores não interferem diretamente na execução do projeto, e sim na elaboração da estratégia para a obtenção dos resultados pretendidos.

Por serem completamente adaptáveis à realidade dos clientes, nossos projetos não possuem um preço fixo e são sujeitos a diversos fatores para serem precificados. São alguns custos gerais do projeto: horas de trabalho do consultor, impressões, deslocamento, telefone e pendrive.

Geralmente nosso processo de negociação é composto por 5 etapas, nas quais são:

1. Coleta de Requisitos

Antes da Coleta de Requisitos propriamente dita, ocorre a Apresentação Institucional da FCAP JR., que tem por objetivo manter o cliente a par das especificidades e características da empresa.

A coleta de requisitos é realizada para que a equipe da FCAP JR. possa entender de maneira profunda a realidade e as necessidades dos clientes para que assim, seja realizada a proposta de serviço. De maneira geral, a coleta ocorre juntamente com a apresentação institucional, mas caso haja necessidade, poderá ocorrer uma segunda reunião, tanto presencialmente, como virtualmente.

2. Elaboração de Proposta

Na elaboração da Proposta, o gerente busca alinhar todos os requisitos coletados com o portfólio da FCAP JR. Consultoria, no qual estão inclusos ativos de projetos antigos e as metodologias e ferramentas dos serviços. A partir dessa análise, consegue-se ter uma visão mais clara sobre como a FCAP JR. pode ajudar a alavancar os resultados do cliente em questão, definindo assim, o escopo provisório do projeto.

Após a definição do escopo provisório, o gerente elabora o planejamento, ou seja, desdobra o Escopo em atividades diárias que o consultor deverá cumprir e aloca os recursos que serão necessários para a execução do projeto.

3. Reunião de apresentação de proposta

Reunião de apresentação de Proposta serão apresentadas dois tipos diferentes:

Proposta Comercial: É a proposta de maneira mais didática, em que é apresentado o Entendimento do Mercado em questão pela FCAP JR. Consultoria, os Objetivos do Projeto, Atividades, Resultados e o escopo negativo. Além desses, também são apresentados o Cronograma do Projeto, a Composição da equipe do Projeto e o investimento.

Proposta técnica:  É a proposta completa. Ela geralmente é entregue impressa e possui algumas especificidades, como: Descrição das entrega, Premissas, Riscos iniciais, Responsabilidades dos envolvidos no projeto e descrição e custos por fase.

Após a entrega e apresentação da proposta, caso haja plena concordância por parte do cliente, a negociação já passa para a fase de fechamento. Caso não haja concordância imediata, o Gerente coleta novos requisitos com o cliente e ajusta a proposta para que ela atenda completamente às suas necessidades.

4. Fechamento do Projeto

Após a apresentação e aceitação da proposta, a negociação chega à fase de fechamento. Nesta fase, são coletados alguns dados do cliente para elaboração do contrato de serviço. Caso o cliente seja formado por Pessoa Física, são coletados dados como: Nome Completo, CPF, endereço, estado civil e outros. Caso o cliente seja formado por Pessoa Jurídica, são coletados dados como: Razão Social, CNPJ, Endereço, Nome do representante legal, Posição na organização e outros.

Com todos os dados coletados, o contrato é elaborado e assim que assinado, o projeto se iniciará.

Separamos nosso Fluxo de trabalho em quatro pilares principais:

Comunicação Cliente x FCAP JR. Consultoria

A comunicação varia bastante de acordo com as preferências do cliente. Geralmente, questões de rápida resolução são resolvidas por canais mais dinâmicos, como WhatsApp e ligação. Enquanto validações de entregas e coletas de requisitos e dados são feitas de modo presencial. É válido ressaltar também que, para maior alinhamento do cliente com o andamento do projeto, é enviado semanalmente um Report no qual o gerente discorre sobre as atividades executadas na semana, o nível de progressão do projeto e as próximas atividades.

Local de trabalho do Consultor

Geralmente, na fase de Imersão e coleta de dados do projeto, caso haja necessidade, o consultor trabalha na sede da empresa do cliente. No restante das atividades, ele trabalha no escritório da FCAP JR. Consultoria.

Entregas do Projeto

Existem dois tipos principais de entregas: Entregas Expositivas e Entregas físicas.

São exemplos de entregas expositivas: Treinamentos, Apresentações e Workshops.

São exemplos de entregas físicas: Relatórios, documentos e planilhas.

Avaliação da Satisfação do cliente a aplicabilidade do projeto

A Busca Pela Excelência é um dos nossos valores e possuímos alguns métodos para aferir resultados para que possamos atingi-la.

  1. Feedback Pós-Negociação: Após toda negociação, com fechamento do projeto ou não, aplicamos um breve questionário que busca avaliar o desempenho dos nosso negociadores na busca de proporcionar a solução organizacional esperada pelo cliente.
  2. SAP- Sistema de Avaliação do Projeto: Já com o Projeto fechado, durante a sua execução, é aplicado um questionário com periodicidade mensal a fim de mensurar satisfação do cliente.
  3. Pós-venda I: Realizado um mês após o término do projeto e busca avaliar a satisfação do cliente.
  4. Pós- Venda II: O Pós-venda II busca aferir a aplicabilidade e a eficiência do projeto. Ele é aplicado após três meses do término do projeto.