Institucional – FCAPJR. Consultoria

Institucional

Desde 1989, a FCAP JR. Consultoria realiza projetos de consultoria em gestão a fim de solucionar os problemas dos clientes e impulsionar os resultados dos mesmos.

Possuímos um vasto portfólio de serviços que abrange áreas como Novos Negócios, Recursos Humanos, Pesquisa de Mercado, Gestão Financeira, Marketing e Vendas e  Gestão Estratégia e Processos. Atendemos às diferentes demandas do mercado e nos adaptamos à todos os tipos de clientes, sejam eles Pessoas físicas, Pessoas Jurídicas ou Organizações do terceiro setor (ONGs, Sindicatos e Associações).

Nossas consultorias são realizadas em formato de Projeto, isto é, um conjunto de atividades e processos realizados por determinado tempo para atingir objetivos específicos. Nossa metodologia de gerenciamento e execução é baseada no PMBOK  (Project Management Book of Knowledge), desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute), referência mundial em gerenciamento de projetos e usado pelas maiores consultorias do mundo.

Parceiros

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Deloitte

Considerada uma das 4 maiores consultorias do mundo, a Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria, Consultoria Tributária, Corporate Finance e Outsourcing para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global escritórios em mais de 150 países, a Deloitte possui hoje cerca de 244.000 profissionais de alto nível.
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Fundação Nacional da Qualidade

A FNQ atua há 25 anos no desenvolvimento das organizações e do País, consolidando-se como um centro de estudo, debate, geração e disseminação de conhecimento na área da gestão baseado no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), uma metodologia de avaliação, autoavaliação e reconhecimento das boas práticas de gestão.
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Walk Abroad

A Walk Abroad é uma agência de intercâmbio consolidada em Recife, com enorme variedade de produtos, voltados ao crescimento do ser humano através da busca pelo conhecimento, com referenciais de qualidade no atendimento e cuidados personalizados com o cliente, que já a levaram, nos seus primeiros anos de vida, a conquistar prêmios brasileiros.
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Amcham Brasil

Fundada em 1919, a Amcham-Brasil se tornou a maior Câmara Americana entre as 104 existentes em diversos países; a maior fora dos EUA, com cerca de 5 mil associados e presente em 14 cidades. Suas atividades atraem cerca de 150 mil executivos, tornando a Amcham um polo de troca de informações e aprimoramento nas melhores práticas empresariais, nas diversas regiões que atua.
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Livraria da Praça

Situada em um casarão histórico preservado na Praça de Casa Forte,a livraria possui uma livraria infantil, outra para adultos e ainda um café, produzindo eventos culturais e literários na Zona Norte da cidade.
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Minds

Criada em 2007, a Minds English School é uma proposta de inovação no ensino de inglês. Em 2008 a Minds abriu as portas para empreendedores que quisessem participar da empresa e assim começa a franquear. Esse papel de linha de frente rendeu, para a marca, a rápida expansão que possibilitou a inauguração de mais de 70 franquias no Brasil todo. Referência na modernização do papel da escola de idiomas e em alinhar os processos com as necessidades de cada aluno, é com esses valores que renovam o seu compromisso com seus alunos todos os anos.
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Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.
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Gráfica ArtFast

A Gráfica ArtFast tem levado a sério a ideia de time sabendo que pode ir pro ataque que a zaga está bem arrumada, lançando a bola confiante de que o centro avante está lá com sua velocidade e agilidade pra fazer o que tem de ser feito. Aqui o improviso está presente na arte do dia-a-dia mas a estratégia bem elaborada é a principal ferramenta pra levantar o troféu.
Seu Contador

Seu Contador

O Seu Contador é um escritório de contabilidade para Micro e Pequenas Empresas que busca, através da inovação e do empreendedorismo, proporcionar as melhores soluções contábeis para seus clientes.

Reconhecimentos

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A FCAP JR. Consultoria foi homenageada, ao lado de mais seis organizações, na cerimônia do Prêmio da Qualidade e Gestão de Pernambuco conferido pelo do Programa Pernambucano da Qualidade (PROPEQ), reconhecida na categoria “Compromisso com a Excelência”.
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A FCAP JR. Consultoria foi reconhecida pelo
Prêmio da Qualidade e Gestão de Pernambuco.

Dúvidas frequentes

Antes de iniciar o projeto, o cliente deverá efetuar o pagamento de um sinal, (valor de entrada) para que o projeto se inicie. Após isso, o valor total poderá ser parcelado até a data de término do projeto. E o pagamento pode ser feito através  boleto, transferência ou à vista.

A equipe do projeto é composta por 6 principais agentes. Nos quais, o Gerente, Consultor e Analista comercial têm contato direto com os clientes e o Professor Orientador, Assessor do Projeto e Tutor do projeto tem uma função consultiva interna. São as principais atribuições de cada integrante da Equipe:

Gerente de Projetos: É o profissional responsável por coletar as necessidades dos clientes, definir, planejar e gerenciar as atividades do projeto, auxiliar o consultor na execução das atividades e coordenar a equipe como um todo.

Consultor de Projetos: O Consultor é responsável por executar todas as atividades do projeto. Dos membros da equipe, ele é o que tem o maior contato com o cliente. Geralmente, existe um consultor por projeto mas, dependendo do escopo do mesmo, podem haver mais.

Analista Comercial: É o responsável por conduzir a negociação e manter o relacionamento com o cliente. É o Analista Comercial que busca levar “a voz do cliente” para o projeto.

Assessor do Projeto: Assim como o Gerente, Analista e Consultor, o Assessor do Projeto também é um membro da FCAP JR. Consultoria. Sua principal função é garantir a qualidade do projeto a partir da verificação das metodologias, fornecimento de materiais de estudo e ferramentas para o consultor além de apurar os resultados e metas do projeto

Tutor do Projeto: O tutor do Projeto, juntamente com o Professor Orientador, visa fornecer boas práticas, ferramentas e materiais de estudo para o Consultor. Geralmente, o Tutor do Projeto é um membro da FCAP JR. Consultoria que detém técnicas e conhecimentos específicos da Área de atuação do projeto. Ele também pode ser um Ex-membro que esteja atuando no mercado especificamente na área de atuação do Projeto.

Professor Orientador: Geralmente, os Projetos da FCAP JR. Consultoria possuem orientações específicas de Professores da Faculdade de Ciências Administrativas de Pernambuco, instituição na qual estamos inseridos. Essas orientações se dão de maneira totalmente consultiva, isto é, os professores não interferem diretamente na execução do projeto, e sim na elaboração da estratégia para a obtenção dos resultados pretendidos.

Por serem completamente adaptáveis à realidade dos clientes, nossos projetos não possuem um preço fixo e são sujeitos a diversos fatores para serem precificados. São alguns custos gerais do projeto: impressões, deslocamento, telefone e pendrive.

Geralmente nosso processo de negociação é composto por 5 etapas, nas quais são:

1. Coleta de Requisitos

Antes da Coleta de Requisitos propriamente dita, ocorre a Apresentação Institucional da FCAP JR., que tem por objetivo manter o cliente a par das especificidades e características da empresa.

A coleta de requisitos é realizada para que a equipe da FCAP JR. possa entender de maneira profunda a realidade e as necessidades dos clientes para que assim, seja realizada a proposta de serviço. De maneira geral, a coleta ocorre juntamente com a apresentação institucional, mas caso haja necessidade, poderá ocorrer uma segunda reunião, tanto presencialmente, como virtualmente.

2. Elaboração de Proposta

Na elaboração da Proposta, o gerente busca alinhar todos os requisitos coletados com o portfólio da FCAP JR. Consultoria, no qual estão inclusos ativos de projetos antigos e as metodologias e ferramentas dos serviços. A partir dessa análise, consegue-se ter uma visão mais clara sobre como a FCAP JR. pode ajudar a alavancar os resultados do cliente em questão, definindo assim, o escopo provisório do projeto.

Após a definição do escopo provisório, o gerente elabora o planejamento, ou seja, desdobra o Escopo em atividades diárias que o consultor deverá cumprir e aloca os recursos que serão necessários para a execução do projeto.

3. Reunião de apresentação de proposta

Reunião de apresentação de Proposta serão apresentadas dois tipos diferentes:

Proposta Comercial: É a proposta de maneira mais didática, em que é apresentado o Entendimento do Mercado em questão pela FCAP JR. Consultoria, os Objetivos do Projeto, Atividades, Resultados e o escopo negativo. Além desses, também são apresentados o Cronograma do Projeto, a Composição da equipe do Projeto e o investimento.

Proposta técnica:  É a proposta completa. Ela geralmente é entregue impressa e possui algumas especificidades, como: Descrição das entrega, Premissas, Riscos iniciais, Responsabilidades dos envolvidos no projeto e descrição e custos por fase.

Após a entrega e apresentação da proposta, caso haja plena concordância por parte do cliente, a negociação já passa para a fase de fechamento. Caso não haja concordância imediata, o Gerente coleta novos requisitos com o cliente e ajusta a proposta para que ela atenda completamente às suas necessidades.

4. Fechamento do Projeto

Após a apresentação e aceitação da proposta, a negociação chega à fase de fechamento. Nesta fase, são coletados alguns dados do cliente para elaboração do contrato de serviço. Caso o cliente seja formado por Pessoa Física, são coletados dados como: Nome Completo, CPF, endereço, estado civil e outros. Caso o cliente seja formado por Pessoa Jurídica, são coletados dados como: Razão Social, CNPJ, Endereço, Nome do representante legal, Posição na organização e outros.

Com todos os dados coletados, o contrato é elaborado e assim que assinado, o projeto se iniciará.

Separamos nosso Fluxo de trabalho em quatro pilares principais:

Comunicação Cliente x FCAP JR. Consultoria

A comunicação varia bastante de acordo com as preferências do cliente. Geralmente, questões de rápida resolução são resolvidas por canais mais dinâmicos, como WhatsApp e ligação. Enquanto validações de entregas e coletas de requisitos e dados são feitas de modo presencial. É válido ressaltar também que, para maior alinhamento do cliente com o andamento do projeto, é enviado semanalmente um Report no qual o gerente discorre sobre as atividades executadas na semana, o nível de progressão do projeto e as próximas atividades.

Local de trabalho do Consultor

Geralmente, na fase de Imersão e coleta de dados do projeto, caso haja necessidade, o consultor trabalha na sede da empresa do cliente. No restante das atividades, ele trabalha no escritório da FCAP JR. Consultoria.

Entregas do Projeto

Existem dois tipos principais de entregas: Entregas Expositivas e Entregas físicas.

São exemplos de entregas expositivas: Treinamentos, Apresentações e Workshops.

São exemplos de entregas físicas: Relatórios, documentos e planilhas.

Avaliação da Satisfação do cliente a aplicabilidade do projeto

A Busca Pela Excelência é um dos nossos valores e possuímos alguns métodos para aferir resultados para que possamos atingi-la.

  1. Feedback Pós-Negociação: Após toda negociação, com fechamento do projeto ou não, aplicamos um breve questionário que busca avaliar o desempenho dos nosso negociadores na busca de proporcionar a solução organizacional esperada pelo cliente.
  2. SAP- Sistema de Avaliação do Projeto: Já com o Projeto fechado, durante a sua execução, é aplicado um questionário com periodicidade mensal a fim de mensurar satisfação do cliente.
  3. Pós-venda I: Realizado um mês após o término do projeto e busca avaliar a satisfação do cliente.
  4. Pós- Venda II: O Pós-venda II busca aferir a aplicabilidade e a eficiência do projeto. Ele é aplicado após três meses do término do projeto.