As principais Vantagens de uma Pesquisa de Clima Organizacional

As principais vantagens de fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional

As principais vantagens de fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional

Pesquisas indicam que pessoas com baixos índices de motivação utilizam somente 8% de sua capacidade de produção, enquanto em ambientes de trabalho com colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%.

A preocupação com os clientes externos é notória desde o início da administração moderna, mas atualmente faz-se necessário focar também no cliente interno, os colaboradores.

Uma organização empresarial se faz, fundamentalmente, de pessoas. Como seres humanos, seus colaboradores estão sujeitos às mais diversas influências do ambiente e as variadas maneiras de reagir emocionalmente a estas influências.

A relação entre a empresa e os clientes internos, ou seja, o conjunto dos vários sentimentos vividos pelos colaboradores e suas consequências no ambiente de trabalho, compõe o clima organizacional de uma empresa.

O que é Pesquisa de Clima Organizacional

Pode-se definir Clima Organizacional como sendo as impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho; embora nem todos os indivíduos tenham a mesma opinião, pois não têm a mesma percepção, o clima organizacional reflete o comportamento organizacional, isto é, atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho.

Clima Organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção. Por isso, está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa.

Isso porque, através de pesquisas que medem satisfação ou insatisfação sobre o assunto,  mais conhecida como Pesquisa de Clima Organizacional, é revelado de que maneira e em que grau os diferentes aspectos do clima organizacional estão interferindo na satisfação dos trabalhadores em um determinado período.

Além de que esse tipo de pesquisa é uma excelente ferramenta de feedback e de intervenção organizacional. Ela vai diagnosticar o clima organizacional. Tem o objetivo de mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.

Principais vantagens da Pesquisa de Clima Organizacional

Satisfação da equipe:

A Pesquisa de Clima Organizacional proporciona aos colaboradores a chance de se sentirem ouvidos, darem feedbacks, compartilharem momentos de angústia no trabalho e de satisfação.

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Isso demonstra o quanto a empresa se preocupa com o bem-estar, satisfação e opinião de todos que trabalham naquele local, gerando um sentimento de reciprocidade. E o fato de se sentirem com voz na empresa, estimula os colaboradores a se sentirem motivados e parte do time, independente do cargo que ocupam.

 

Crescimento Pessoal:

Com a pesquisa, a empresa pode contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores de maneira assertiva, sabendo exatamente do que eles precisam.

Através da análise das respostas da pesquisa, será possível identificar problemas que levam a um desempenho ruim dos colaboradores, o que torna mais fácil elaborar planos de ação para reverter o quadro.

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Além disso, o gestor consegue avaliar se há necessidade de treinamento e capacitação dos colaboradores. Afinal, uma equipe mais preparada e com as competências necessárias contribui diretamente para o crescimento do negócio.

Retenção de Membros:

É uma realidade do âmbito empresarial não conseguir reter os membros quando não há um mesmo propósito, quando a equipe está desmotivada ou quando o clima dentro da empresa não está favorável.

 

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A partir da avaliação dos resultados da pesquisa, é possível identificar problemas de retenção de membros que podem ser resolvidos com mudanças de atitude da liderança da empresa.

Melhoria na comunicação:

A Pesquisa de Clima Organizacional permite melhorar a comunicação entre a liderança e os colaboradores da empresa, uma vez que cria um canal de feedback entre as partes.

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A pesquisa de clima pode ser aplicada seguindo 3 métodos diferentes:

Questionárioé o mais mais utilizado nas pesquisas formais de clima porque permite uma aplicação maciça, seu custo é relativamente baixo, em geral é bem recebida pelos empregados por ter como característica a preservação do anonimato e é flexível permitindo o uso de questões abertas e fechadas.

Entretanto é preciso tomar alguns cuidados, como por exemplo: não aplicar um número muito extenso de perguntas, pois isso pode cansar o respondente; deve-se ter clareza no vocabulário para facilitar a compreensão; o uso de perguntas cruzadas quando bem utilizado ajudam a checar a consistência de determinadas perguntas.

Entrevista – Apresenta algumas desvantagens sobre o questionário uma vez que quebra o anonimato da pesquisa, além de ser um método mais demorado, exige pessoas tecnicamente habilitadas e treinadas para conduzi-la. Por outro lado o entrevistador obtém respostas verbais e não verbais, o que pode ser um diferencial.

Painel de debates – É um método mais econômico que a entrevista, tem como grande vantagem os colaboradores dão seu ponto de vista e conseguem debater sobre concordâncias e discordâncias. Tem como desvantagem a quebra do anonimato, assim como na entrevista, e exige um espaço físico adequado a um número maior de participantes.

Após a análise de resultados da pesquisa de clima é possível identificar oportunidades, prever crises, investir em treinamento e prever uma série de melhorias que antes de serem aplicadas já possuem chances de sucesso, pois estão embasadas em dados personalizados.

Segundo o Sebrae: “É a partir da conquista de um clima organizacional positivo, que uma empresa estabelece a base fundamental para empreender um caminho de crescimento sustentado, que possa habilitá-la a enfrentar os desafios que se colocam no dia a dia empresarial”.

Vários profissionais são capazes de montar e estruturar pesquisas de clima, mas o ideal é contratar soluções externas para que fatores internos não interfiram em nenhum processo da pesquisa.

Por isso, caso tenha interesse em saber mais sobre a aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional na sua empresa, entre em contato conosco clicando aqui

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Giovana Brito

Analista de Marketing



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