Consultoria Empresarial: Por que toda empresa precisa?

Por que toda empresa precisa de uma Consultoria Empresarial?

Você tem dificuldades em gerir a sua empresa? Você sabe o problema do seu negócio, mas não sabe como remediá-lo? Você quer saber como impulsionar seus resultados através de uma consultoria empresarial?

Por que toda empresa precisa de uma consultoria empresarial?

Nós sabemos que ser empreendedor no Brasil não é fácil. Existem muitas burocracias e empecilhos que são bastante desmotivadores para o brasileiro que sonha em ter um empreendimento de sucesso.

O pior é que após passar por toda a dificuldade de abrir um negócio, mantê-lo no mercado de forma rentável torna-se algo ainda mais difícil.

As estatísticas sobre novos negócios não são nada convidativas: segundo o SEBRAE, mais de 50% das pequenas empresas que abrem no Brasil fecham com menos de cinco anos de existência, sendo os principais motivos disso a falta de um planejamento prévio, de um comportamento empreendedor e da gestão empresarial.

Ou seja, ser empreendedor exige coragem. Mas, exige também planejamento e conhecimento em gestão – e é aí que entra o papel da consultoria empresarial!

nmn

O ramo de Consultoria surgiu durante a época da revolução industrial nos EUA, quando a necessidade por conselhos corporativos surgiu para as novas empresas que estavam se instalando no país naquela época.

Mas, foi somente em 1926, que James O. McKinsey fundou a primeira consultoria estratégica do mundo, a McKinsey & Company em Chicago (EUA) – hoje uma das três maiores consultorias estratégicas do mundo, juntamente com Boston Consulting Group (BCG) e a Bain & Company.

Foi durante o período da crise de 29 que o ramo de consultoria empresarial teve o seu ápice, já que foi quando apareceu uma grande demanda por consultores para ajudar as empresas a sobreviverem e prosperarem durante este período econômico difícil.

Ao fazermos uma analogia ao período de crise econômica que em que vivemos, contratar uma consultoria empresarial ainda continua sendo a melhor alternativa para os empreendedores que buscam se manter competitivos no mercado.

Seja para fazer uma decisão assertiva antes de colocar a ideia de abrir um negócio em prática ou para impulsionar os resultados do seu empreendimento, a contratação de uma consultoria empresarial pode ser exatamente o que estava faltando para o seu negócio prosperar durante esse momento de instabilidade.

Já falamos tanto sobre o termo “Consultoria”, mas, você sabe o que é uma consultoria de fato?

Vamos fazer uma analogia para ficar mais prático: quando você está gripado e começa a sentir uma dor de cabeça incessante, você vai ao médico para que ele possa te dar um diagnóstico com base nesses sintomas.

O médico é um especialista no assunto que tem como função fornecer o tratamento correto para que o paciente possa se curar daquela doença.

Da mesma forma, a empresa que contrata uma consultoria também apresenta alguns sintomas, como por exemplo: queda dos resultados e da satisfação, aumento de custos e perda de clientes.

Ao analisar isso, o consultor especializado, assim como o médico, vai tratar o problema por completo para que a empresa possa sanar, de uma vez por todas, todas as suas dores.

Com cerca de 28 anos de mercado, sabemos que os empreendedores, de uma maneira geral, possuem dúvidas sobre quais são as vantagens em contratar uma consultoria empresarial. Pensando nisso, definimos os principais benefícios em contratar uma consultoria empresarial.

Inovação

“Se funciona, está obsoleto” (Douglas Coupland) – Ou seja, o que traz resultado hoje pode não trazer amanhã.

Devido a correria do dia-a-dia e a falta de tempo dos donos de empresa, poucos são aqueles que buscam estar inovando dentro do seu negócio. Contudo, diante do mercado competitivo que vivemos hoje, é vital para um empreendimento de sucesso estar sempre inovando para ficar à frente dos concorrentes.

Desde a inovação no atendimento, no produto ou até mesmo no seu modelo de negócios, uma consultoria empresarial traz ideias inovadoras dentro de suas soluções: isso é, o consultor consegue “pensar fora da caixa”, devido às inúmeras experiências com empresas de diversos segmentos que uma consultoria empresarial detém.

A inovação agrega valor aos produtos de uma empresa e, a partir disso, as empresas podem ter acesso à novos mercados, realizar novas parcerias e aumentar a receita com o negócio.

Segundo o estudo Causa Mortis do SEBRAE, mais da metade dos empreendedores (55%) não inovam, o que ocasiona o fracasso das empresas. Porém, é importante lembrar que: inovação que não gera resultado é invenção.

É importante definir o objetivo da inovação a partir do momento que se decide inovar no negócio, para que se possam mensurar os resultados. De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, “a inovação é a exploração com sucesso de novas ideias”

Exemplo 

Vamos à história de Santos Dummont: ele foi o pioneiro na aviação e é reconhecido por ser o inventor do primeiro avião do mundo, o 14 bis. Entretanto, a criação dele não trouxe resultados financeiros. Foram as pessoas que viram a oportunidade de se obter resultados com aquela invenção que são as responsáveis pela inovação no ramo da aviação.

Em relação a inovação no modelo de negócios, é importante ressaltar a importância da sua empresa ter um modelo bem definido. Para saber mais sobre a relevância de possuir um Modelo de Negócios, clique aqui.

Esse modelo tem por objetivo descrever e apresentar de forma holística todas as funções da empresa, possibilitando o empreendedor a refletir sobre cada uma e traçar estratégias de inovação a partir dessa visão sistêmica do negócio.

                        Clique aqui caso você tenha interesse em fazer o seu Business Model Canvas gratuito.

Melhor Gerenciamento da equipe

“Liderar é bater metas consistentemente, com o time e fazendo o certo” (Falconi)

É de suma importância que haja um bom gerenciamento da equipe e que todos estejam engajados nos resultados. Segundo a Endeavor, a área de gestão de pessoas é o maior desafio que o empreendedor brasileiro tem hoje, dentre os cinco maiores desafios dos empreendedores.

É apenas com uma equipe engajada e voltada para resultados que a empresa poderá se destacar no mercado. Afinal, pessoas são o ativo mais importante de uma organização.

Uma dificuldade comum entre os empreendedores é em delegar funções para os funcionários, o que, consequentemente, sobrecarrega o empresário de trabalho. Isso acontece principalmente por falta de confiança na equipe.

Como um bom líder, é essencial que você confie na sua equipe. Para fazer isso, nada melhor do que conhecer bem cada colaborador: saiba os pontos fracos e fortes de cada um, para que eles possam fazer o melhor que podem dentro das suas limitações.

A Consultoria Empresarial pode ser uma opção estratégica para um melhor gerenciamento da equipe.

Ao fazer o serviço de Avaliação de Desempenho, por exemplo, você saberá como está a performance de cada colaborador, o que lhe possibilita a traçar metas de desenvolvimento individual.

Dessa maneira, cada funcionário entende quais habilidades e competências ele deve desenvolver e metas de desempenho são estabelecidas.

A partir daí, os funcionários poderão se desenvolver ao buscar o alcance das metas e por consequência, a empresa funcionará melhor como um todo.

A presença de uma pessoa externa dentro da empresa pode servir também como uma fonte de comunicação entre as áreas operacionais e estratégicas. É importante ressaltar que um canal de comunicação aberto entre os colaboradores da empresa é um fator essencial para um bom funcionamento da equipe.

Visão Externa

A visão externa do Consultor é essencial para um melhor funcionamento da empresa. Às vezes é difícil ter um visão sistêmica quando você está acostumado com a rotina do dia-a-dia.

Em muitos dos muitos casos, a empresa está estabilizada e os funcionários acomodados: os resultados são os mesmos ano após ano e não há uma expectativa de mudança.

A partir da entrada de uma terceira parte na organização, mesmo que por um período temporário, é possível que haja um incentivo de melhoria na empresa como um todo: desde o operacional até o estratégico.

Ao perceberem que o consultor está ali para trazer melhorias, todos poderão se incentivar para que possa haver uma inovação voltada para resultados positivos dentro da organização.

Por muitas vezes, os consultores podem ser também uma ponte entre os funcionários e os donos. Por estarem em contato direto com o operacional da empresa, o consultor pode notar pontos de melhoria antes não vistos pelos Empresários.

Além disso, devido ao conhecimento em gestão e à bagagem de experiências da Consultoria Empresarial com empresas diversas, o Consultor vai saber prover exatamente o direcionamento que você precisa.

Desde uma empresa que está no mercado há 10 anos até uma que ainda não abriu, a visão externa da consultoria empresarial pode ser exatamente o que um empreendedor precisa para tomar decisões assertivas.

Caso prático FCAP JR. Consultoria

Há pouco tempo, realizamos uma consultoria em Pesquisa De Mercado para um cliente que tinha um sonho de abrir um Laboratório de Exames.

Após o consultor fazer todo o estudo desse mercado, ele percebeu que essa opção não seria viável financeiramente, visto que o mercado já estava saturado para esse estabelecimento. Depois de várias pesquisas, o Consultor sugeriu para o Cliente que abrir uma Clínica seria uma decisão muito mais interessante.

Caso o Cliente não tivesse contratado uma consultoria empresarial, ele teria investido uma quantia considerável no empreendimento e não teria o retorno sobre o investimento esperado. É por isso que a visão externa e crítica de um consultor é essencial para dar o direcionamento correto para o seu negócio.

Priorização de Problemas

Por estar inserido dentro da realidade da empresa rotineiramente, você não consegue visualizar qual é a principal dificuldade que está levando a sua empresa a não atingir os resultados esperados.

Na maioria dos casos, o empreendedor sabe que tem várias dificuldades em diversos setores e tenta solucionar todas ao mesmo tempo, o que não traz o resultado esperado.

O consultor, ao entrar na empresa com um olhar crítico e com um mindset de buscar a causa-raiz que desencadeou os problemas do empreendimento, consegue fazer um diagnóstico assertivo do que você precisa, propondo a solução ideal para que os resultados possam ser maximizados.

Um exemplo recorrente nas consultorias empresariais é o cliente que por ter um decréscimo no faturamento, acredita que a solução é uma consultoria de Marketing e Vendas, para que assim possa vender e faturar mais. Pode ser que sim – mas, pode ser também que o problema maior seja o financeiro.

Antes de estruturar um plano de Marketing, é essencial possuir um controle financeiro, visto que, a empresa só obtém resultados financeiros se alocar o seu capital da maneira mais assertiva.

Trilha de Gestão - Consultoria Empresarial

Acreditamos em seguir a trilha de gestão no momento de diagnosticar o problema da empresa. Essa trilha lista, em ordem de prioridade, as estratégias efetivas para solucionar os problemas de uma empresa de acordo com o momento pelo qual ela está passando.trrilha

Caso você queira saber mais sobre a Trilha da Gestão, baixe o nosso E-book gratuitamente. Nele, elencamos as 12 ferramentas de gestão mais efetivas para solucionar os problemas de uma Empresa com base no nível de maturação que ela está.

Soluções Sustentáveis

Contratar uma consultoria empresarial é sinônimo da resolução do problema de uma vez por todas! Através de soluções sustentáveis, você não vai precisar ficar lidando com o mesmo problema várias vezes.

O consultor vai realizar um serviço com início, meio e fim pré-estabelecidos e assim, você saberá exatamente quando vai se ver livre daquele problema antigo.

A contratação de um serviço de consultoria empresarial é temporário, mas os resultados positivos vão perdurar por muito tempo.

Por exemplo, ao final de uma consultoria empresarial  em Mapeamento de Processos, o fluxo de trabalho da empresa contratante vai estar completamente padronizado. O empreendedor receberá um manual dos processos, onde terá uma descrição detalhada de todos os processos do seu fluxo de trabalho.

Quando o serviço de consultoria estiver terminado, há uma garantia de que a empresa não terá o mesmo problema de despadronização no fluxo de trabalho, já que tudo estará documentado para os funcionários, mesmo para aqueles novos que entrarem.

Além disso, ao imergir na empresa, o consultor visa sensibilizar os funcionários do quão importante é eles estarem engajados naquilo. Afinal, pessoas são o maior ativo de uma empresa e é essencial que todos os colaboradores estejam dispostos a ajudar.

Caso prático FCAP JR. Consultoria

Recentemente, realizamos uma consultoria para o Hotel Campestre de Aldeia onde foi implementada uma cultura de redução de gastos e combate de desperdícios em todos os funcionários do hotel.

Além de uma análise financeira completa, a criação de uma ferramenta de cotação de preço e de controle de estoque, a cultura implementada no hotel após o Projeto realizado é a maior garantia de que o Hotel Campestre não vai passar por esse mesmo problema novamente.

Dessa maneira, soluções duradouras serão implementadas e você não vai ter que lidar com aquele mesmo problema novamente!

Inovação, resolução dos problemas de uma vez por todas, uma equipe engajada e uma visão externa do seu negócio são benefícios que vão tornar o seu empreendimento muito mais competitivo e que vão trazer muitos resultados positivos.

 

 

imagem22

                                                                                                                                   Lavínia Pedrosa
                                                                           Analista de Marketing



1 Comentário

Deixe uma resposta