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Empório GreenCare

A Empório GreenCare é uma loja de cosméticos orgânicos, veganos e não testados em animais e foi aberta recentemente. Para entender a viabilidade desse negócio, Flávia, a proprietária, procurou a FCAP JR. Consultoria e, como resultado, conseguiu abrir seu novo empreendimento.

O DESAFIO

Encontrar uma demanda de mercado existente e criar uma solução inovadora para esta demanda é um dos maiores desafios que um empreendedor pode ter no processo de abertura de um empreendimento.

Flávia, uma nutricionista, enxergou o mercado de produtos de beleza orgânicos como uma oportunidade. Ela sabia que existia uma demanda por uma loja de produtos de beleza orgânicos – inclusive dela própria – e a dificuldade que ela tinha em achar esses produtos em Recife fez com que tivesse a ideia de abrir uma loja específica para esses tipos de cosméticos.

Contudo, para legitimar a ideia, ela deveria tomar o primeiro passo e a proposta feita pela FCAP JR. Consultoria foi de realizar uma Pesquisa de Mercado Qualitativautilizando a metodologia de Focus Group.

A pesquisa tinha como objetivo validar a ideia da cliente, para descobrir se as pessoas se interessavam pelo tipo de produto e se tinham conhecimento algum sobre o assunto. Além disso, a pesquisa deveria descobrir também qual era o melhor tipo de estabelecimento e o melhor local para se abrir esse novo negócio.

O Focus Group é uma metodologia cuja proposta consiste na realização de reuniões e tem como foco analisar a interação das pessoas em relação ao grupo e o objeto de pesquisa, que podem ser estimulados por questões, comportamento, escritos e imagens diversas. Os dados produzidos com a utilização dessa técnica são transcritos, acrescidos de anotações e reflexões do moderador ou observadores.

Para essa pesquisa, foi decidido que seriam feitas duas reuniões com seis pessoas cada uma. Nelas, os assuntos que foram abordados remetiam à práticas saudáveis, alimentação saudável, preocupação na hora de consumir algo, à prática vegetarianismo, veganismo, como gostam de ser atendidas quando entram em uma loja, qual modelo de loja que mais se atraem a entrar (quiosque ou loja física) e quais tipos de propagandas se identificavam mais – as que só mostram o produto ou as que mostram o produto no cotidiano.

A discussão gerou os insumos necessários para que Flávia pudesse avaliar a viabilidade do negócio e a preferência que seu público-alvo teria ao visitar o negócio, o que serviu de base para ela saber o que colocar no ponto comercial caso abrisse o negócio.

RESULTADOS

Ao fim do projeto, foi apresentado a cliente quais as ações  que ela deveria trabalhar para atingir bons resultados no seu negócio, como por exemplo: funcionários bem instruídos que soubessem passar todas as informações dos produtos para os clientes e que conseguissem fazer com que o cliente se interessasse mais pelos produtos, o melhor tipo de loja para receber pessoas com interesse em comprar cosméticos orgânicos, a localidade para captar um maior número de clientes e a viabilidade desse tipo de negócio.

Depois de todas as informações captadas no Focus Group, Flávia decidiu abrir a loja que contará com um portfólio extenso de marcas de cosméticos orgânicos, veganos e não testados em animais. A loja inaugurou no mês de Abril, e acreditamos que abrirá portas para um novo mercado se inserir na cidade. A partir da pesquisa, Flávia, agora, poderá tomar decisões assertivas e saberá exatamente que precisa fazer para que a loja se torne um sucesso.

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