CASEHOPE

INTRODUÇÃO

Cultura Organizacional. Certamente você já deve ter ouvido falar sobre esse tema e, se não, você precisa se informar urgentemente.

Cada vez mais as empresas vêm buscando construir uma cultura interna forte, visando alcançar maiores resultados e construir um time engajado e alinhado com o propósito da organização. Porém, infelizmente, são poucas aquelas que realmente tomam alguma atitude. O Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), felizmente, não se encaixa nessas empresas.

Neste case, iremos falar sobre um trabalho que envolve o Mapeamento da Cultura Organizacional de um hospital com mais de 400 colaboradores, o primeiro projeto de Cultura já realizado por uma Empresa Júnior no Brasil.

 

COMO TUDO COMEÇOU

Através de uma ferramenta de prospecção, a FCAP JR. Consultoria marcou uma reunião com uma das diretoras do hospital para que se fosse realizado um diagnóstico da organização e, a partir disso, oferecer soluções para algumas dores existentes na empresa.

Durante essa reunião, foi reportado para os nossos gerentes que o HOPE precisava compreender a sua Cultura Organizacional e como ela era percebida pelos seus colaboradores internos.

Para que se montasse um planejamento realmente assertivo, foi estruturado um grupo na empresa para estudar e construir um escopo que fosse capaz de solucionar a dor do HOPE. Falaremos um pouco sobre como o projeto foi idealizado.

 

O PROJETO

Como você pode ler neste blogpost do nosso blog, Cultura Organizacional é a forma com que as pessoas se comportam numa empresa, em função de seus valores (pessoais e coletivos), rituais, artefatos, incentivos e exemplos.

O HOPE já possuía a sua Identidade Organizacional (Missão, Visão e Valores) formalizada, mas precisava tangibilizar esses pontos para os seus colaboradores. Afinal, de que adianta ter todos esses pontos se os funcionários não compram a ideia do negócio?

Foi dessa lógica que surgiu a base do planejamento: o conceito de cultura implícita e explícita.

Através de pesquisas quantitativas e qualitativas (Focus Group) com diversos colaboradores do HOPE, dos mais variados níveis hierárquicos e departamentos, a FCAP JR. identificou quais eram as lacunas culturais do hospital.

O fato do hospital não estar presente em apenas um local (o HOPE possui uma sede e outras 4 unidades, bem como um centro administrativo) também foi algo levado em consideração. Em casos como esse, pode-se existir culturas diferentes em cada um dos hospitais, mesmo se tratando de uma mesma organização.

A pesquisa levantou dados desde como os funcionários observam os líderes da organização até o modo com que se trabalha no HOPE. Todos os pontos coletados foram cruciais para que o hospital compreendesse, por meio de dados, qual era a verdadeira cultura existente na organização.

 

O RESULTADO

Através de todos os dados compilados, tornou-se possível para o HOPE compreender quais eram os desencontros culturais entre o que os funcionários entendiam sobre o propósito do hospital (Cultura Explícita) e o que o HOPE realmente era (Cultura Implícita) para que, através disso, fossem traçados planos de ação assertivos.

Além disso, também foram identificados pontos de melhoria dos mais variados. A pesquisa realizada com os funcionários levantou uma série de pontos que, quando compilados, abriram os olhos da diretoria do HOPE para que se pensasse em formas de tornar o hospital uma empresa ainda melhor para o seus colaboradores.

O projeto recebeu um NPS promotor (pesquisa realizada com o cliente para compreender a satisfação do mesmo em relação ao que foi entregue) e é, sem sombra de dúvidas, um case de um serviço bastante disruptivo.

Não tem como terminar de outro jeito: a FCAP JR. Consultoria possui um carinho muito especial por todo time HOPE. Gostaríamos de agradecer pela confiança depositada no nosso trabalho, pelo mindset disruptivo e por toda colaboratividade que o HOPE nos proporcionou durante o projeto.

Caso você deseje compreender mais um pouco sobre esse serviço, recomendo que você leia o nosso conteúdo Como Descobrir a Cultura Organizacional da sua Empresa. Não exite em entrar em contato conosco para tirar dúvidas e trocarmos ideias!

Pensamos no futuro e trabalhamos no presente!

Você acredita que podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados? Converse conosco!

Quer obter resultados como esse? Agende um diagnóstico gratuito e descubra como podemos te ajudar!