Case Stericycle Blogpost

 

A Stericycle é a maior empresa de gestão de resíduos do mundo. Oferece soluções especializadas para coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos hospitalares, industriais e comerciais. Com mais de 18.000 funcionários, está atualmente em 15 países e conta com 325 localidades de coleta de tratamento. No Brasil, a Stericycle tem sua sede em Recife, de modo que toda a operação administrativa é centralizada no Estado de Pernambuco, empregando cerca de 600 funcionários na Região Metropolitana.

DESAFIO

Logo no primeiro contato, notou-se que a empresa passava por mudanças abruptas, visto que acabara de passar por uma série de aquisições de concorrentes e continha uma operação robusta espalhada por vários países. Devido a essa realidade, a organização apresentava uma defasagem na formalização e organização das atividades executadas por sua áreas, o que prejudicava o trabalho de milhares de colaboradores por todo Brasil. Assim, a empresa acabava por ter conflitos de gestão interna, somado ao fato de que uma  nova gestão acabara de assumir o controle.

Durante o processo de negociação, ficou definido que seria necessário a realização do Mapeamento de Processos em diferentes unidades, tanto nas que estavam situadas em Pernambuco quanto nas unidades de São Paulo e Minas Gerais. Para viabilizar o serviço, a FCAP JR. Consultoria recrutou empresas parceiras que atuassem nesses estados e que atendessem o criterioso nível de qualidade requisitado pelo potencial cliente. Uma vez que essa questão foi solucionada, iniciou-se a criação de um plano de execução através de conversas entre a gerência, diretoria e conselho com o intuito de entender como ocorreria o andamento do projeto. Ficou acordado que o modelo a ser usado seria o  BPM, tendo sua representação gráfica criada a partir do Software Bizagi e seguindo a notação BPMN, padrão para este tipo de metodologia (Mapeamento de Processos) e usada internacionalmente. Além disso, outras ferramentas iriam ser adotadas: a SLA, metodologia de temporização de atividades que deixa explícito as formas de interação entre diferentes setores da empresa bem como os seus gargalos e a metodologia SIPOC, com o intuito de auxiliar na leitura e formalização dos mapeamentos. Ao todo, o serviço iria englobar 87 Processos de diversas áreas da empresa.

A execução do projeto ocorreu de maneira sólida, trabalhando com todas as metodologias solicitadas, sem limitações relativas à unidade ou área mapeada, explicitando a eficiência das coletas e mapeamentos.

 

RESULTADOS

O serviço inicialmente tinha um prazo estipulado para sua finalização, mas as equipes compostas por Consultores de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo conseguiram trabalhar de forma extremamente otimizada de modo que o projeto teve a sua conclusão antecipada. Com tamanha qualidade nas entregas (que impactaram funcionários de várias unidades espalhadas pelo país) e a antecipação do prazo, o cliente viu como oportunidade aumentar ainda mais o trabalho e relacionamento com as empresas que estavam realizando o serviço, visto que um aditivo contratual foi solicitado para mais 50 processos, ficando claro, assim, o caráter promotor do cliente e o resultado expressivo do serviço.

Com a fase adicional finalizada, o projeto teve os seguintes resultados:

– Mapeamento de 137 Processos em 16 áreas

– Número de entregas: 137 Fluxos em BPM e Manuais de Processos em SIPOC, além de 96 manuais SLA. Sendo assim 370 entregas distintas.

– Impacto direto em 596 colaboradores, só em Pernambuco.

– Apresentação dos Processos na sede mundial (Miami, EUA)

– NPS Promotor

Além destes resultados,  o principal impacto proporcionado pelo projeto estava diretamente relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma vez que o projeto viabiliza a uniformização das atividades, ocorre uma redução de erros na operação da organização. Esse cenário torna-se necessário, principalmente para  uma empresa em que o contato direto com produtos químicos ocorre diariamente. Fica evidente, portanto, que a padronização dos processos impacta na promoção do bem-estar para sociedade e garantia do saneamento básico. Por fim, o projeto proporcionou ações que evitavam casualidades drásticas perante a saúde pública em grande escala.

Deve-se destacar que a multinacional trabalha com a gestão de resíduos, tendo como propósito proteger as pessoas, organizações e meio ambiente e promover a saúde, principalmente médico-hospitalares, uma vez que seus principais clientes são hospitais, bancos de sangue, indústria farmacêutica e outros. As soluções da FCAP JR. conseguiram viabilizar a segurança e bem-estar da população como um todo, já que os resíduos trabalhados são dos mais delicados possíveis, visto que podem contaminar questões ligadas ao saneamento básico e/ou proliferar doenças ou vírus. Dessa forma, fica clara tamanha responsabilidade e alinhamentos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, levando em consideração o tamanho da população que é direta e indiretamente impactada por sua operação.

Com a elaboração entregas de alta qualidade e com máxima eficiência na realização do trabalho, a FCAP JR. Consultoria conseguiu impactar positivamente a Stericycle. E você, o que está esperando para ter a sua realidade transformada? Caso deseje compreender mais um pouco sobre esse serviço, recomendo que você leia o nosso conteúdo “Mapeamento de Processos: Torne a Sua Empresa Mais Produtiva”. Quaisquer dúvidas estaremos à disposição!

Pensamos no futuro e trabalhamos no presente!

Você acredita que podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados? Converse conosco!

Quer obter resultados como esse? Agende um diagnóstico gratuito e descubra como podemos te ajudar!