Cult Student Housing

O Cult Hotel é um hotel pernambucano com mais de 20 anos de mercado e que, recentemente, a partir do projeto realizado com a FCAP JR. Consultoria, inovou no seu modelo de negócios e vem conquistando resultados impressionantes.

O DESAFIO

Falando um pouco sobre o contexto em que o Cult Hotel se encontrava no final de 2017, era nítido que existia uma série de desafios que José, dono do estabelecimento, vinha enfrentando.

Com a crise econômica latente que trouxe consequências bastante negativas para o setor e, ainda, com o surgimento de tecnologias que são capazes de oferecer acomodações particulares com baixo custo, o hotel passou a enfrentar muitas dificuldades para captar novos clientes.

taxa de ocupação do hotel, que antes possibilitava a manutenção do estabelecimento e uma margem de lucro considerável, passou a decair gradativamente, de modo a fazer com que, José começasse a pensar em formas mais eficazes de diferenciar o seu empreendimento diante de um mercado tão sazonal e competitivo.

Foram muitas as tentativas: instalar um novo empreendimento anexo ao hotel, realizar reformas para modernizar todo o espaço e captar novos públicos, divulgar o hotel em diversas mídias externas… Porém, infelizmente, o retorno desses planos de ação não tiveram o impacto esperado.

E foi nesse contexto que, em janeiro de 2017, José precisou tomar uma das decisões mais difíceis de sua vida: fechar o Cult Hotel.

Porém, como todo bom empreendedor que confia no potencial do seu negócio, José quis apostar a sua última ficha em uma ideia que pudesse trazer resultados realmente concretos: mudar completamente a ideia tradicional do seu hotel para um negócio que abrigasse hóspedes por longos períodos. Para validar a ideia, viu-se que seria necessário realizar uma Pesquisa de Mercado para compreender diversos aspectos do seu público-alvo e, dessa forma, possibilitar uma tomada de decisão assertiva.

A partir de um Focus Group (pesquisa qualitativa realizada com pessoas que possuíssem o perfil ideal de um hóspede para moradia de longa duração) e de umaPesquisa de Mercado Quantitativa (a partir de formulários online divulgado em diversas redes sociais), a FCAP JR. Consultoria conseguiu reunir informações que puderam embasar o empreendedor em diversos aspectos. Entre eles:

  • Público-alvo do hotel
  • Preço do aluguel que as pessoas estariam dispostas a pagar
  • Serviços e espaços que o hotel precisaria oferecer aos hóspedes para gerar diferenciação em relação ao seu principal concorrente (aluguel de apartamentos convencionais)
  • Mapeamento de concorrentes indiretos
  • Meios de divulgação para as acomodações

Foi com esse levantamento e cruzamento de dados (tanto primários, por meio da pesquisa realizada quanto secundários, através do estudo do setor) que a equipe do projeto conseguiu entregar relatórios capazes de dar verdadeiros direcionamentos para a futura estratégia que o Cult Hotel iria adotar.

RESULTADOS

De acordo com os relatórios preparados, foi visto que existia uma grande viabilidadepara que o Cult Hotel reabrisse e adotasse um modelo de long stay, focado em jovens e adultos que buscassem se hospedar em um lugar que oferecesse bons espaços para estudo e convivência, bem como outros serviços que foram mapeados a partir dapesquisa realizada. Ao modificar o modelo de negócio abrangendo o segmento de long stay, José decidiu adotar um novo nome para o empreendimento e foi desta maneira que surgiu o Cult Student Housing.

Um dos pontos que foram evidenciados pela pesquisa foi a necessidade de umainternet veloz, uma vez que o público-alvo do hotel são pessoas que estudam para passar em alguns cursos e concursos, bem como jovens que vieram estudar em Recife.

Além disso, pelo mesmo motivo citado acima, também foi visto que seria preciso pensar em áreas de estudo. Por isso, José montou um ambiente com livros, computadores e um quadro branco com projetor (para as pessoas que quisessem realizar apresentações do trabalho).

Também foi notado que seria interessante que o hotel oferecesse uma cozinha compartilhada para os hóspedes e outras áreas de convivência para que os mesmos pudessem levar amigos ou familiares. Essa abertura para o público externo é um grande diferencial do hotel, uma vez que são poucas as residências estudantis ou hoteis que liberam essas visitas.

Por fim, a terceirização de serviços como lavanderia e limpeza dos quartos, para as pessoas que desejassem pagar por fora quando houvesse a necessidade, também foi um plano de ação validado na pesquisa. Tudo foi pensado para que se pudesse oferecer uma maior acessibilidade aos hóspedes.

Mas é claro que os resultados precisam ser demonstrados em números. Após aproximadamente 3 meses da finalização do projeto, o Cult Hotel já estava com umataxa de ocupação de 73,33% (apenas porque José ainda está realizando reformas nas últimas suítes do co-living), com grandes perspectivas de crescimento e com alta satisfação dos hóspedes.

A alta taxa de ocupação no curto período de tempo foi muito satisfatória para a FCAP JR. Consultoria, porém, mais importante do que isso, foi poder ter dado continuação a esse sonho. A partir de ideias inovadoras trazidas pelos consultores da FCAP JR. Consultoria, José, empreendedor nato, reinventou o seu Modelo de Negócios e prosperou mesmo em um período de crise. Ficamos imensamente felizes pelo sucesso do Cult Student Housing e por ter participado da criação deste Empreendimento de Sucesso.

Desejamos sucesso a toda equipe de funcionários da Cult Student Housing!

Pensamos no futuro e trabalhamos no presente!

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