Como definir o Ponto Comercial Ideal – FCAPJR. Consultoria

Como definir o Ponto Comercial Ideal

Você sabe a importância da escolha do ponto comercial? Se sim, você sabe como definir o local Ideal?

Definir a localização estratégica do sua Empresa é o primeiro passo para a estruturação de um novo negócio. Selecionar o Ponto Comercial significa definir o local mais adequado e favorável para o seu negócio, fundamentado em um estudo que embasa a decisão a partir de conhecimento de mercado, estratégia e viabilidade. A estratégia então é se estabelecer onde seus clientes se encontram, de forma a direcionar a visualização do seu produto às pessoas que os consomem.

Como escolher o Ponto Comercial ideal

Primeiramente, a escolha do Ponto comercial deve levar em consideração quatro grande referenciais, os chamados 4 P’s : Ponto, Preço, Produto e Propaganda.

Ponto : Onde você oferta seu produto. É nesta parte da segmentação em que se pensa em todos os melhores e mais efetivos possíveis canais de distribuição da sua marca. Ou seja, o local ideal para desenvolver seu comércio, seja esse em espaço físico ou E-commerce.

Preço : Por quanto você oferta seu produto. Mas por assim dizer, qual o valor agregado ao seu produto? Qual a média de preço do seu produto no mercado? Qual o nível de aceitação do seu público, referente ao preço do seu produto? Perguntas como essas devem embasar seu estudo sobre a viabilidade financeira da sua empresa; como engatar o seu negócio de forma lucrativa e prevenir prejuízos.

Produto : O que você oferta. Esse ponto engloba todas as exigências e demandas do seu produto que suprem as expectativas do consumidor. É importante então, o estudo dos parâmetros de qualidade do mercado em que pretende ser inserido, a fim de obter retorno e reconhecimento.

Propaganda : Como irá promover sua marca. Como destacar sua marca? Como chamar a atenção do consumidor? É baseado nas estratégias de divulgação, com o propósito de fazer com que a empresa saia do anonimato e se torne conhecida.

O equilíbrio entre esses 4 pilares concebe um negócio lucrativo e sustentável. Um ponto de venda estratégico representa não só a localização física do comércio mas o conjunto de diversas variáveis que implicam no sucesso do local, como tráfego de pedestres, número de concorrentes nas redondezas e condições de estacionamento.

A escolha do Ponto Comercial começa com o estudo da região dos possíveis locais, isso é, análise do mercado e da área em que se pensa estabelecer o comércio. Deve ser levado em consideração, o perfil do consumidor que você deseja conquistar e a concorrência das proximidades. É muito importante primeiramente levar esses pontos em consideração:

  • A loja é de fácil acesso?
  • Olhe o mapa da cidade e detecte os locais com maior necessidade e abertura para seu comércio (Nem sempre as áreas mais nobres serão as mais opções mais adequadas ao seu negócio).
  • O local favorece a compra por impulso? ( se atente também de que lado da calçada as pessoas andam: o consumidor precisa passar na frente do local para se interessar)
  • O fluxo diário de pedestres é favorável?
  • A área tem outros comércios/concorrentes?
  • Estacionamento será um empecilho para que o cliente pare na sua loja?

É necessário também se atentar a esses pontos:

Lojas em frente a ponto de ônibus.
Lojas em últimos andares de prédio.
Lojas em locais perigosos e de pouca fiscalização.

Após a breve análise do mercado, a definição do Ponto Comercial Ideal dá-se por:

  1. Estudo do público

Para uma melhor estratégia de captação de cliente, é necessário saber para quem você está vendendo. Quem são seus consumidores? Quais são seus gatilhos de compra? Como os conquistar?

A Pesquisa de Mercado entra diretamente nessa demanda de compreensão e percepção do consumidor. É realizada com o intuito principal, de prover informações sobre um grupo específico e garante assim, a representação do cliente real, já que fornece informações qualitativas (estilo de vida, hábitos, características…) e quantitativas (potencial de mercado, participação da empresa…).

Uma das vertentes da Pesquisa de Mercado é o Focus Group, que é um modelo de pesquisa presencial, categorizada como qualitativa, em que pessoas previamente selecionadas são reunidas para discutir sobre um assunto em questão e prover assim, insumos para um estudo mais incisivo de tendências e comportamentos.

2. Conheça a concorrência

Consiste na coleta de dados dos concorrentes, para a elaboração de planos de ação que façam sua empresa se destacar das demais. Parte do princípio da diferenciação de mercado, que viabiliza a vantagem competitiva e permite, por comparação, a constante análise e otimização do seu próprio negócio. O processo de Análise de Concorrência se dá em 3 principais passos :

 

  • Identificação dos concorrentes
    Defina quais são as empresas similares ao seu negócio e que competem direta ou indiretamente com seu negócio. Considere os concorrentes diretos aqueles que têm mesma faixa de preço, oferecem o mesmo produto e têm demanda e público-alvo similares.

Já os indiretos, seriam aqueles que não necessariamente oferecem o mesmo produto mas que pertencem ao mesmo nicho de mercado, podendo servir de “segunda” opção ao seu consumidor.

  • Levantamento de Informações
    A etapa mais importante do processo, a coleta de dados qualitativos para elaboração da análise. Por ser uma etapa de extrema importância e precisão, existem estratégias para a obtenção de amostras precisas ; Cliente oculto ( método de pesquisa que consiste em se passar por um cliente real na empresa investigada, para obter informações fidedignas sobre atendimento, preço, qualidade e etc. Normalmente usado quando se tem uma pequena seleção de empresas) ou Análise digital (analisa o desempenho das empresas investigadas nas redes sociais, envolvendo marketing digital e outros métodos de interação).

Esse método é muito interessante, pois o público que se faz presente nas redes sociais dos concorrentes, muito provavelmente também é o público-alvo da empresa que investiga. Observe a frequência com que postam, nível de interação com o público, meio de comunicação usado, postagens de melhor desempenho e tudo que possa gerar insumos para o entendimento da estratégia digital.

  • Análise
    A fase da análise é a parte onde compilam-se as informações e cruzam-se os dados para conseguir conclusões assertivas. Para obtenção de qualquer inferência realmente válida, os dados precisam ser cruzados e só assim analisados, com a ajuda de ferramentas como S.W.O.T ( ferramenta que ajuda na visualização das fraquezas e forças de uma empresa).

3. Compare mais de um local
Provavelmente a decisão do ponto comercial é entre mais de um local, considerando diferentes vantagens e desvantagens. É importante sempre comparar questões importantes entre eles, e ponderar de forma realista qual deverá ser o local ideal considerando seus empecilhos e viabilidades.

A empresa GeoMaps de consultoria Geográfica em conjunto com a FCAP JR. Consultoria, oferece o serviço de Mapeamento sistemático, que obtém informações geográficas e válidas da melhor localização para estabelecimento de novos negócios, de acordo com as necessidades do contratante.

Isso é, a partir dos dados geográficos obtidos, conseguem inferir informações importantes e relevantes para a empresa contratante, como por exemplo um ponto de maior foco de concorrentes. A partir disso, é identificada então a localização ideal para o estabelecimento do novo negócio.

Importante mencionar também:

Acesso
Se coloque no lugar do seu cliente. Você pararia na sua loja? É muito importante levar em consideração as prioridades do cliente, o local deve ser adequado e adaptado às necessidades e características do mesmo. É nesse momento que deve ser levada em conta, por exemplo, a situação de estacionamento; se seu público costuma chegar ao local de veículo próprio, é uma ótima ideia investir em um estacionamento.

Converse com o antigo proprietário
Procure saber o motivo da saída do proprietário anterior, se seus motivos podem ser contornados e não trarão prejuízos para o seu negócio atual.

Visibilidade
Nem todos os negócios começam conhecidos o suficiente, ao ponto dos clientes irem até o local de forma voluntária. Em um novo negócio, é importante que sua loja esteja visível pois as chances de atrair novos potenciais consumidores é maior.

O estudo do Público e do Mercado para o estabelecimento de um novo negócio é de extrema importância pois garante embasamento nas decisões e segurança nos investimentos. A FCAP JR. Consultoria oferece em seu portfólio os serviços de GeoMarketing, Pesquisa de Concorrência e Focus Group. Basta clicar aqui para contatar nossos consultores, e saber mais sobre como embasar assertivamente suas decisões de negócios e impulsionar resultados.



Deixe uma resposta