Focus Group: Como ele pode embasar suas decisões de Negócio.

Você sabe o que é um Focus Group e como isso pode embasar suas decisões de negócio?

Você sabe o que é um Focus Group e como isso pode embasar suas decisões de negócio?

O Focus Group, ou “discussão em grupo”, é um modelo de pesquisa de mercado presencial, categorizada como qualitativa, em que pessoas previamente selecionadas são reunidas para discutir sobre um assunto em questão e prover assim, insumos para um estudo mais incisivo de tendências e comportamentos. Os participantes são estimulados, por um moderador, a interagir e responder perguntas pré estabelecidas, fomentando assim uma discussão e interação entre os participantes.  

As pessoas selecionadas seriam “amostragens” de um público real, isso é, representativos de uma quantidade factual. Muitas empresas usam dessa metodologia para conhecer seu consumidor e testar a aceitação de um produto antes de ser lançado no mercado.

Por exemplo, uma empresa alimentícia pode providenciar uma discussão em grupo com intuito de testar a aceitação de um novo produto em uma determinada área e a determinados consumidores. Essa empresa então pode usar o Focus Group para conseguir insumos de conhecimento sobre o tal produto e assim direcionar assertivamente suas vendas.

Para que serve o Focus Group?

O Focus group é um método muito usado por empresas para conseguir compreender o pensamento e a percepção do grupo representativo, independente da empresa contratante. A partir dos diálogos e interações entre as pessoas do grupo, pode-se extrair materiais de estudo palpáveis, ao expor tendências de comportamento e pensamento transparecidos pelos membros da amostragem.   

Por que usar o Focus Group?  

  • Possibilita a elaboração de novas ideias a partir do que se foi constatado nas pesquisas. O método, por ser de extremo cunho psicológico, possibilita o entendimento de demandas e motivações pessoais dos participantes, que podem apontar uma padronização de consumo e permitir criação de novas vertentes que abordam essas demandas de compra.  
  • O focus Group pode ser uma ferramenta de marketing sutil e quase invisível, com a finalidade de fornecer ao desenvolvedor, as preferências de mercado sob um aspecto puramente psicológico. Por que e como algumas marcas conseguem atrelar seu produto/serviço a qualidade e primor? A intenção é justamente entender o que se passa na cabeça do consumidor ao comprar o determinado produto; seus gatilhos de compra e outros aspectos que despertam desejo.
  • Esse modelo de pesquisa também se caracteriza por estabelecer uma maior compreensão dos hábitos de consumo. É um modelo de pesquisa de mercado de baixo custo, rapidez de fornecimento de dados e alta credibilidade de resultados.

Desvantagens do Focus Group:

  • Os insumos obtidos das discussões em grupo servem apenas como escopo para estudos mais direcionados da área em questão. Portanto, não se tiram conclusões definitivas dos Focus Group, uma vez que se trata de uma representação do cenário tangível, mas são efetivos ao fornecer rumo e orientações às pesquisas fundamentadas.
     
  • É de conhecimento científico o fenômeno observance interference ou “interferência do observador”, e constata que a mera presença de um moderador ou observador pode ser um elemento influenciador.
  • Os participantes podem se sentir pressionados por estarem em um ambiente com outras pessoas, por insegurança ou receio de julgamentos.
  • A interferência pode também ser simplesmente pelo fato do participante estar ciente de seu envolvimento em um pesquisa Focus Group.   

Como funciona?  

Existem diversas maneiras de conduzir um Focus Group, sendo esse modelo flexível e adaptável aos termos do propósito do estudo. Muitas empresas escolhem esse método por extrair a essência do anseio dos consumidores, podendo então embasar muitas pesquisas mais concretas acerca do assunto.  

Válido mencionar também que em uma discussão em grupo, não apenas as respostas estão sendo analisadas mas sim todo o âmbito comportamental dos envolvidos, isso é, são levados em conta também além das respostas diretas, gestos, expressões faciais, sons, padrões de comunicação, emoções. Tudo que possa, em suma, acrescentar à esfera qualitativa da pesquisa.  

Os Focus Groups podem ter modelos de execução diferentes, variando de acordo com seu intuito.  

  • Grupos de 4 a 6 pessoas ( os chamados “mini” Focus Group)
  • Grupos de 8 a 12 pessoas
  • Grupos com 1 moderador
  • Grupos com 2 ou mais moderados   
  • Existência de um observador escondido (assistindo por meio de um falso espelho ou por filmagens)  
  • Existência de um observador anônimo (infiltrado no grupo de participantes a fim de conseguir respostas mais genuínas)  
  • Os clientes da pesquisa podem de alguma forma observar a discussão. Neste caso é utilizado um vidro espelhado na sala.

Elementos básicos de execução de um Focus Group:  

  • De 8 a 12 pessoas no grupo de participantes.  
  • Presença de no mínimo 1 moderador.
  • Sala monitorada (com câmeras, por exemplo).  
  • Ambiente confortável e convidativo.  

Como elaborar um Focus Group:  

  • Definir e esclarecer propósito do estudo.  

É importante estabelecer as premissas do trabalho, a fim de organizar os objetivos primários  da pesquisa e traçar vertentes de atuação relevantes. Nessa fase inicial, é imprescindível o estudo prévio da área de atuação, coleta de dados secundários e definição de público-alvo.  

  • Formular escopo de estudo. 

Nessa fase o organizador vai definir a métrica da pesquisa e todas suas condutas. É nesse momento crucial em que são definidas meio de linguagem, seleção de todos os envolvidos (recrutamento de moderadores e participantes), formular e validar lista de perguntas, escolha do local, preparar e habilitar moderadores e decidir que tipo de Focus Group vai ser conduzido.  

  • Executar modelo formulado. 

Nessa etapa vão ser executadas todos as diretrizes elaboradas na fase de formulação. Válido mencionar que nesse momento também é de suma importância a verificação desses pontos em ação. Verifica-se ambiente confortável e convidativo (é aconselhável que lanches sejam disponibilizados aos participantes) e se o ambiente está sendo devidamente monitorado.   

  • Analisar insumos. 

Na fase final, são analisadas as respostas e todos os insumos gerados a partir da discussão em grupo. Não apenas as respostas em si devem ser levadas em conta, mas todos os acontecimentos durante o processo. O rumo positivo ou negativo que a  conversa foi levada após uma pergunta ( demonstra a posição e opinião do grupo de maneira mais implicativa), gestos e expressões faciais, o contexto dos participantes, manifestação de emoções.  

Pontos importantes na execução de um Focus Group:

  • O moderador deve interferir o mínimo possível durante as discussões.  
  • O moderador deve ser neutro e não deverá implicar sua opinião, ideologias e princípios na discussão.  
  • A conversa deve ser livre e sem manifestações de julgamento.
  • A conversa deve ser sutilmente liderada pelo moderador, mas livre e aberta para os participantes.
  • O moderador deve apresentar as regras de conduta e tom de voz da conversa no início da discussão.  
  • É dever do moderador criar um ambiente acolhedor e convidativo para discussões, os participantes devem se sentir à vontade para expor suas opiniões.
  • A empresa contratante deve permanecer anônima para evitar que as as respostas sejam subconscientemente influenciadas.

A pesquisa de mercado fornece material para o embasamento na tomada de decisões cruciais. É de extrema importância pois permite conhecimento dos consumidores, do setor de atuação e do público-alvo, garantindo o direcionamento assertivo das áreas atuantes da empresa. A FCAP JR. Consultoria oferece em seu portfólio o serviço de Pesquisa de mercado com ênfase em Focus Group. Basta clicar aqui para contatar nossos consultores, e saber mais sobre como embasar assertivamente suas decisões de negócios e impulsionar resultados



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